Ramme para Instagram – Feed do Instagram no Computador

ramme_para_instagram
Ramme – Seu Instagram no Desktop (Windos, Mac e Linux)

A novidade que eu tenho pra te contar é o Aplicativo Ramme! Você já sentiu a necessidade de ter o Instagram no seu Desktop? Não para postar fotos é claro, mas apenas para percorrer o feed de notícias mesmo.

Confesso que passo bastante tempo no Instagram e já tive de limpar a memória diversas vezes no iOS (uma função que seria útil) por ele simplesmente ir acumulando dados na memória do celular e não limpar.

No momento em que eu estou escrevendo esse artigo o Instagram APP iOS está ocupando cerca de 562,5 MB de dados (de tanto visualizar fotos e vídeos).

É tanto aplicativo que 500MB faz uma diferença danada quando vou editar um vídeo...
É tanto aplicativo que 500MB faz uma diferença danada quando vou editar um vídeo…

Para resolver esse meu problema e agilizar as visualizações das imagens pelo desktop utilizamos o aplicativo Ramme. Ele é uma aplicação (não oficial) do Instagram para macOS, Windows e Linux. Podendo ser baixado gratuitamente através do GitHub.

ramme_para_desktop_instagram
Ramme para Desktop

O Ramme foi desenvolvido independentemente com o Electron, uma framework de código aberto que permite criar aplicativos nativos para macOS, Windows e Linux usando código JavaScript, HTML e CSS.

A versão já lançada permite-te:

  • navegar no feed
  • ver as notificações
  • percorrer o teu perfil

ações que também são possíveis na versão web do Instagram. A secção Explorar, através da qual podemos descobrir novas contas a seguir, também está disponível.

Na página do projeto no GitHub, é explicado que o Ramme continuará com seu desenvolvimento para integrar novas funcionalidades como:

  • o Instagram Stories
  • o download de posts
  • o zoom em fotos e
  • notificações em tempo real.

Os autores da app prometem ainda o upload de fotos, mas não sabemos se o Instagram não vai bloquear essa funcionalidade. (Já que é algo que está fora das diretrizes do Instagram)

Atualmente na versão 2.3.0, o Ramme possui vários atalhos de teclado para uma navegação facilitada (por exemplo, Cmd+1 ou Ctrl+1 para ir para o feed ou as setas de Shift Up/Down para passar de um post para o outro).