Para dar o nome para Instagram você deve primeiramente utilizar o processo de naming que nada mais é que dar um nome para o seu negócio.

Se chegou aqui é porque deseja ter orientação para ter um nome para o negócio? Não é? Antes de entrarmos no processo falaremos um pouco sobre alguns nomes.

Nós passamos por esse processo de dar nome ao criar o @papodearquiteto,  @papodeinsta e @papodeinteriores.

E por último na escolha do nome do nosso filho.

Você descobre que será papai ou mamãe e já pensa: Que nome irei escolher?

Mas o que tudo isso tem haver com a criação de um nome para o Instagram?

Ao escolher o nome para Instagram e ou para o seu negócio ele pode seguir a mesma ideia quando você dá um nome para o seu filho. O nome para um filho é pra vida toda! Você já viu a Coca-Cola ou Pepsi mudando de nome?

Emanuel Souto 

Você deseja que o nome do seu filho…

  • Seja um nome bonito;
  • Tenha um significado;
  • Que seja lembrado facilmente;
  • Que não seja copiado de um rótulo que viu no supermercado;
  • Não seja composto por nomes estranhamente incomuns…

Sem mais delongas, vamos ao processo de escolha de um nome para Instagram ou negócio.

Tenha um cuidado enorme ao escolher um nome e pois assim como o filho ele irá acompanhar a empresa o tempo todo e essa decisão é importante para o futuro da sua marca.

Vamos começar com o SÍMBOLO

O símbolo da Coca-Cola representa o nome e a forma. Já a Pepsi foi evoluindo com o Símbolo com o passar dos anos.

O simbolo foi mudando, mas o NOME não…

Esse exemplo mostra que mesmo antes do Símbolo o nome da empresa é mais importante. Assim como o seu filho vai ter uma evolução com o passar dos anos a sua marca também pode crescer a tal ponto de mudar o Símbolo.

O mesmo aconteceu com o nosso Blog Papo de Arquiteto. 

View this post on Instagram

Papo de Arquiteto – Agora no Instagram!

A post shared by Papo de ArquitetoⓇ (@papodearquiteto) on

Que evoluiu o símbolo com o passar dos anos.

Nome para Instagram – Vamos agora aos tipos de nomes que sua empresa pode ter: 


Nomes Descritivos

Aponta diretamente ao que a empresa faz ou é!

Xuxa só para Baixinhos e Banco do Nordeste são exemplos de nomes descritivos que dizem exatamente o que cada um é.

➕ Ponto Positivo: Tem um posicionamento declarado da marca onde o consumidor identifica qual é o produto ou serviço.

➖ Ponto Negativo: Quando se tem um nome bem específico pode se tornar difícil ampliar a gama de serviços e produtos.


Siglas (normalmente uma abreviação do nome descritivo)

UPS (United Parcel Service) e IBM são exemplos de empresas que adotaram o uso de siglas.

➕ Ponto Positivo: Por ser curto é fácil e rápido de lembrar, escrever e falar.

➖ Ponto Negativo: Quem vê pela primeira vez pode não identificar diretamente o que significa a alma do negócio.


Nomes criados (Criadas exclusivamente para representar a marca)

Nintendo criada partir do nome original em Japonês Nintendou (“Nin” pode ser traduzido como “de confiança” e “Ten-Dou” significa”paraíso” e Verizon Abreviatura das palavras “Veritas” (‘verdade’ em latim) e “Horizon” (‘horizonte’ em inglês)

➕ Ponto Positivo: São incríveis porque nunca foram usados antes.

➖ Ponto Negativo: Por serem criadas não carregam um significado para sustentar o marketing.


Nomes Próprios

Ford e Fischer-Price conquistaram o mundo com o nome de seus criadores.

➕ Ponto Positivo: Se tiver uma boa sonoridade é uma opção que raramente encontrará uma concorrência.

➖ Ponto Negativo: Não há indícios de alma, sentimentos ou característica da marca.


Nomes de experiências (Construídos em cima de experiências e sentimentos que a marca entrega)

Wolkswagen palavra alemã que significa “carro do povo” All-Stars onde todos são estrelas.

➕ Ponto Positivo: Criam uma expectativa e sentimento sobre a marca.

➖ Ponto Negativo: Se não tiver alinhado com o propósito da marca perdem sua força.


Processo de dar nomes

Os nomes devem transmitir o posicionamento, o caráter e a ideia central da marca. Algumas características ajudam a dar um desempenho ainda melhor ao nome.

  • É simples de escrever, falar ou pronunciar?
    • FACILIDADE
  • Demostra o propósito da marca e sua personalidade?
    • EXPRESSÃO
  • Qual é o aspecto único que se destaca entre as outras marcas?
    • DISTINÇÃO
  • É um nome fácil de lembrar?
    • MEMORIZAÇÃO
  • Qual é a aparência ao ler? Ela é tão boa quanto a sonorização?
    • APARÊNCIA
  • Ela está disponível na web (URL)?
    • DISPONIBILIDADE
  • Pode ser usado internacionalmente, sem distorcer o significado?
    • VERSATILIDADE

Metodologia

Use esta metodologia inicial para dar um nome para instagram. O nome exige um tanto de paciência. Algumas marcas levam muito tempo ou recursos para sair do papel.

  1. Investigação
    • Estude os possíveis nomes para sua marca, serviço ou produto, na pronúncia, escrita, sonoridade, tendência e uso por outras marcas.
  2. Brainstorming
    • Deixe sua mente trabalhar sem limites, construa uma lista onde até as más ideias entrem, deixando a criatividade trabalhar.
  3. Filtragem
    • Verifique o Processo anterior (Processo de dar nomes)
  4. Análise
    • Aplique testes e avalie com sua equipe cada nome da lista, retirando os que já são utilizados por outras marcas.
  5. Registro do nome
    • Um dos pontos principais após ter o nome definitivo. Registrar a marca, comprar domínios correspondentes a mesma e criar as redes sociais com o mesmo nome.

Tempo X Dinheiro

nome para instagram levam tempo ou dinheiro, ou ambos.
Dois recursos: Tempo e Dinheiro.

Para escolher um bom nome para instagram e para a sua empresa você deve confrontar os pontos positivos e ver qual delas tem mais características com o seus objetivos de produto ou serviço.

Na criação de um nome podemos utilizar dois recursos: Tempo e Dinheiro.

Se você tem dinheiro e não tem tempo, pode contratar uma empresa para fazer o processo de escolha do nome pra você.

Caso não tenha recursos para fazer isso, utilize o seu tempo, este processo exigirá de você muita paciência para construir o sucesso da sua empresa.

Fontes:

istockphoto | wikipedia | revistapegn | mundodasmarcas

Author

É empreendedor, Arquiteto e criador do Blog Papo de Arquiteto, vem através desse do Blog Papo de Insta, passar informações relevantes sobre uma das redes sociais mais engajadas do mundo, passando dicas de como utilizar esta poderosa ferramenta para o seu negócio!

>