Nome para Instagram: Como escolher o nome para o seu Instagram utilizando o processo de naming.

Para dar o nome para Instagram você deve primeiramente utilizar o processo de naming que nada mais é que dar um nome para o seu negócio.

Se chegou aqui é porque deseja ter orientação para ter um nome para o negócio? Não é? Antes de entrarmos no processo falaremos um pouco sobre alguns nomes.

Nós passamos por esse processo de dar nome ao criar o @papodearquiteto,  @papodeinsta e @papodeinteriores.

E por último na escolha do nome do nosso filho.

Você descobre que será papai ou mamãe e já pensa: Que nome irei escolher?

Mas o que tudo isso tem haver com a criação de um nome para o Instagram?

Ao escolher o nome para Instagram e ou para o seu negócio ele pode seguir a mesma ideia quando você dá um nome para o seu filho. O nome para um filho é pra vida toda! Você já viu a Coca-Cola ou Pepsi mudando de nome?

Emanuel Souto 

Você deseja que o nome do seu filho…

  • Seja um nome bonito;
  • Tenha um significado;
  • Que seja lembrado facilmente;
  • Que não seja copiado de um rótulo que viu no supermercado;
  • Não seja composto por nomes estranhamente incomuns…

Sem mais delongas, vamos ao processo de escolha de um nome para Instagram ou negócio.

Tenha um cuidado enorme ao escolher um nome e pois assim como o filho ele irá acompanhar a empresa o tempo todo e essa decisão é importante para o futuro da sua marca.

Vamos começar com o SÍMBOLO

O símbolo da Coca-Cola representa o nome e a forma. Já a Pepsi foi evoluindo com o Símbolo com o passar dos anos.

O simbolo foi mudando, mas o NOME não…

Esse exemplo mostra que mesmo antes do Símbolo o nome da empresa é mais importante. Assim como o seu filho vai ter uma evolução com o passar dos anos a sua marca também pode crescer a tal ponto de mudar o Símbolo.

O mesmo aconteceu com o nosso Blog Papo de Arquiteto. 

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Papo de Arquiteto – Agora no Instagram!

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Que evoluiu o símbolo com o passar dos anos.

Nome para Instagram – Vamos agora aos tipos de nomes que sua empresa pode ter: 


Nomes Descritivos

Aponta diretamente ao que a empresa faz ou é!

Xuxa só para Baixinhos e Banco do Nordeste são exemplos de nomes descritivos que dizem exatamente o que cada um é.

➕ Ponto Positivo: Tem um posicionamento declarado da marca onde o consumidor identifica qual é o produto ou serviço.

➖ Ponto Negativo: Quando se tem um nome bem específico pode se tornar difícil ampliar a gama de serviços e produtos.


Siglas (normalmente uma abreviação do nome descritivo)

UPS (United Parcel Service) e IBM são exemplos de empresas que adotaram o uso de siglas.

➕ Ponto Positivo: Por ser curto é fácil e rápido de lembrar, escrever e falar.

➖ Ponto Negativo: Quem vê pela primeira vez pode não identificar diretamente o que significa a alma do negócio.


Nomes criados (Criadas exclusivamente para representar a marca)

Nintendo criada partir do nome original em Japonês Nintendou (“Nin” pode ser traduzido como “de confiança” e “Ten-Dou” significa”paraíso” e Verizon Abreviatura das palavras “Veritas” (‘verdade’ em latim) e “Horizon” (‘horizonte’ em inglês)

➕ Ponto Positivo: São incríveis porque nunca foram usados antes.

➖ Ponto Negativo: Por serem criadas não carregam um significado para sustentar o marketing.


Nomes Próprios

Ford e Fischer-Price conquistaram o mundo com o nome de seus criadores.

➕ Ponto Positivo: Se tiver uma boa sonoridade é uma opção que raramente encontrará uma concorrência.

➖ Ponto Negativo: Não há indícios de alma, sentimentos ou característica da marca.


Nomes de experiências (Construídos em cima de experiências e sentimentos que a marca entrega)

Wolkswagen palavra alemã que significa “carro do povo” All-Stars onde todos são estrelas.

➕ Ponto Positivo: Criam uma expectativa e sentimento sobre a marca.

➖ Ponto Negativo: Se não tiver alinhado com o propósito da marca perdem sua força.


Processo de dar nomes

Os nomes devem transmitir o posicionamento, o caráter e a ideia central da marca. Algumas características ajudam a dar um desempenho ainda melhor ao nome.

  • É simples de escrever, falar ou pronunciar?
    • FACILIDADE
  • Demostra o propósito da marca e sua personalidade?
    • EXPRESSÃO
  • Qual é o aspecto único que se destaca entre as outras marcas?
    • DISTINÇÃO
  • É um nome fácil de lembrar?
    • MEMORIZAÇÃO
  • Qual é a aparência ao ler? Ela é tão boa quanto a sonorização?
    • APARÊNCIA
  • Ela está disponível na web (URL)?
    • DISPONIBILIDADE
  • Pode ser usado internacionalmente, sem distorcer o significado?
    • VERSATILIDADE

Metodologia

Use esta metodologia inicial para dar um nome para instagram. O nome exige um tanto de paciência. Algumas marcas levam muito tempo ou recursos para sair do papel.

  1. Investigação
    • Estude os possíveis nomes para sua marca, serviço ou produto, na pronúncia, escrita, sonoridade, tendência e uso por outras marcas.
  2. Brainstorming
    • Deixe sua mente trabalhar sem limites, construa uma lista onde até as más ideias entrem, deixando a criatividade trabalhar.
  3. Filtragem
    • Verifique o Processo anterior (Processo de dar nomes)
  4. Análise
    • Aplique testes e avalie com sua equipe cada nome da lista, retirando os que já são utilizados por outras marcas.
  5. Registro do nome
    • Um dos pontos principais após ter o nome definitivo. Registrar a marca, comprar domínios correspondentes a mesma e criar as redes sociais com o mesmo nome.

Tempo X Dinheiro

nome para instagram levam tempo ou dinheiro, ou ambos.
Dois recursos: Tempo e Dinheiro.

Para escolher um bom nome para instagram e para a sua empresa você deve confrontar os pontos positivos e ver qual delas tem mais características com o seus objetivos de produto ou serviço.

Na criação de um nome podemos utilizar dois recursos: Tempo e Dinheiro.

Se você tem dinheiro e não tem tempo, pode contratar uma empresa para fazer o processo de escolha do nome pra você.

Caso não tenha recursos para fazer isso, utilize o seu tempo, este processo exigirá de você muita paciência para construir o sucesso da sua empresa.

Fontes:

istockphoto | wikipedia | revistapegn | mundodasmarcas