Sabe quando você quer encurtar links e ao mesmo tempo expor a sua marca e ter controle das informações de onde vêm os cliques?

Neste artigo nós iremos mostrar o passo a passo de como criar o seu encurtador de links com a sua marca

Os dois maiores encurtadores de links

Antes de falar sobre como criar o seu próprio encurtador de URL (encurtador de links) vamos falar sobre os dois grandes encurtadores os queridinhos da internet: Goo gl e o Bitly.

Goo.gl

Para consumidores o uso da ferramenta encurtadora de links da Goo gl foi até o dia 30 de março de 2018, e para desenvolvedores e que usam API Google vai até o dia 30 de março de 2019. De cara eu já te conto que os serviços do Goo gl se encerrarão em março de 2019. Então não é bom fazer uso dele…

Você pode ler o artigo completo sobre a migração do encurtador de url da Goo gl neste link.

Bit.ly

As vantagens de se ter um encurtador de link como o Bitly é que a única coisas que eles fazem é encurtar links. Eles também são confiáveis e tem uma análise inteligente. Há algo interessante ao usá-lo é que existe a capacidade de utilizar o próprio domínio pra isso.

As desvantagens de utilizá-lo é que não existe uma maneira eficaz de remover os links encurtados do seu banco de dados, sendo necessário entrar em contato com a equipe de suporte para removê-lo.

Fizemos um grande resumo sobre a história do Bit.ly e Goo.gl, se quiser saber mais a fundo sobre o conto desses dois encurtadores é só clicar neste link.

Pra quem tem negócios é importantíssimo analisar os dados pra saber de onde os seus cliques estão vindo.

As vantagens de se ter um encurtador de links próprio é que você pode utilizar a sua marca nesse encurtador além de dar um ar profissional.

As vantagens de ter o seu próprio encurtador de link

Vamos supor que você deseje compartilhar uma pasta de arquivos com o seu cliente e o link é este: https://www.dropbox.com/sh/nngoqfuq1itehtn/AADURYjtmoTygTXpA1OT1DpVa?dl=0 e poder transformá-lo nisto: https://arq.li/card é bem mais elegante e além disso a sua marca está impressa no link.

Para ter o seu o seu próprio encurtador de links não é necessário saber programação ou criar um banco de dados ou até mesmo ter um servidor próprio pra isso. Utilizamos os serviços da empresa Rebrandly para encurtar links com a nossa marca Papo de Insta ou Papo de Arquiteto com o domínio: https://papo.pro/link_encurtado_aqui, sem falar das inúmeras vantagens em relação as duas grandes encurtadora de urls concorrentes informadas anteriormente.

No gráfico abaixo é possível ver as vantagens em relação aos encurtadores de links mais conhecidos no mercado.

quais as ferramentas para encurtar link mais conhecidas

No entanto profissionais de marketing podem melhorar o seu jogo com um encurtador de URL próprio e totalmente personalizado o que aumenta o reconhecimento da sua marca, gerando confiança com o público on-line.

Da mesma forma com os serviços da Rebrandly obtemos as mesmas funcionalidades do encurtador de url da Google, com muito mais benefícios para a sua marca. Então essa crise foi evitada!

os problemas de encurtar link com ferramentas não próprias

Vantagens de encurtar link com a Rebrandly

Na Rebrandly (onde criamos o nosso encurtador de links) você pode:

  • Encurtar links
  • Sua marca no domínio
  • Editar SlashTags
  • Links com Emojis
  • Editar os Destinos da URLs
  • Deletar links encurtados

Existe uma grande chance de você encurtar os links de sua empresa para as redes sociais, e mensagens SMS, e com ela você pode tornar cada link encurtado memorável e visualmente atraente do ponto de contato para o seu negócio.

Por que fazer uso de um encurtador de link personalizado?

O mais importante é oferecer uma maneira de criar e compartilhar links significativo que apresentam o nome de sua marca ou uma palavra chave. Vamos exemplificar algumas das grandes marcas que se aproveitaram dessa oportunidade para fazer exatamente isso.

Caso Land Rover

O Caso Panda Express…

exemplo de encurtar link pandaexpress

Outra coisa importante que o sistema de links encurtados próprio oferecido pela Rebrandly é o rastreamento UTM, você pode saber mais sobre isso clicando neste link.

(Resumindo) O objetivo dos parâmetros UTM é pra que cada link criado você pode descobrir quais campanhas, atividades e ou palavras chaves tem o melhor ROI (Retorno sobre Investimento).

Outra coisa importante é proteger a sua marca.

Como você é o proprietário do nome de domínio, não há receio de perder os links se um encurtador decidir encerar suas atividades como o http://miud.in/ que teve uma vida de 2 anos. Além disso os seus links estão menos propensos a acabarem em um lista negra porque nenhum spammer pode acessar o seu domínio para os seus links.

Quanto mais você usa, mais o controle terá do seu negócio sobre os links.

Acrescentando também a esta função é que os links encurtados precisam estar 100% funcionando independente do seu site principal.

Por exemplo temos o site: www.papodeinsta.com.br e o link encurtado https://papo.pro

Temos total controle sobre os links o que oferece uma confiabilidade, credibilidade, segurança e reforço da marca para os nossos clientes e audiência.

Agora vamos ao que interessa?

como encurtar link

Como criar o seu próprio encurtador de link

  • 2 – Crie sua conta ou faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Google
  • 3 – Efetue o pagamento
  • 4 – Aguarde a propagação do DNS e pronto! Você já pode utilizar o seu link encurtado com a sua marca.

Author

É empreendedor, Arquiteto e criador do Blog Papo de Arquiteto, vem através desse do Blog Papo de Insta, passar informações relevantes sobre uma das redes sociais mais engajadas do mundo, passando dicas de como utilizar esta poderosa ferramenta para o seu negócio!

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