Encurtar Link – A importância dos encurtadores de url para o meio digital

Sabe quando você quer encurtar links e ao mesmo tempo expor a sua marca e ter controle das informações de onde vêm os cliques?

Neste artigo nós iremos mostrar o passo a passo de como criar o seu encurtador de links com a sua marca

Os dois maiores encurtadores de links

Antes de falar sobre como criar o seu próprio encurtador de URL (encurtador de links) vamos falar sobre os dois grandes encurtadores os queridinhos da internet: Goo gl e o Bitly.

Goo.gl

Para consumidores o uso da ferramenta encurtadora de links da Goo gl foi até o dia 30 de março de 2018, e para desenvolvedores e que usam API Google vai até o dia 30 de março de 2019. De cara eu já te conto que os serviços do Goo gl se encerrarão em março de 2019. Então não é bom fazer uso dele…

Você pode ler o artigo completo sobre a migração do encurtador de url da Goo gl neste link.

Bit.ly

As vantagens de se ter um encurtador de link como o Bitly é que a única coisas que eles fazem é encurtar links. Eles também são confiáveis e tem uma análise inteligente. Há algo interessante ao usá-lo é que existe a capacidade de utilizar o próprio domínio pra isso.

As desvantagens de utilizá-lo é que não existe uma maneira eficaz de remover os links encurtados do seu banco de dados, sendo necessário entrar em contato com a equipe de suporte para removê-lo.

Fizemos um grande resumo sobre a história do Bit.ly e Goo.gl, se quiser saber mais a fundo sobre o conto desses dois encurtadores é só clicar neste link.

Pra quem tem negócios é importantíssimo analisar os dados pra saber de onde os seus cliques estão vindo.

As vantagens de se ter um encurtador de links próprio é que você pode utilizar a sua marca nesse encurtador além de dar um ar profissional.

As vantagens de ter o seu próprio encurtador de link

Vamos supor que você deseje compartilhar uma pasta de arquivos com o seu cliente e o link é este: https://www.dropbox.com/sh/nngoqfuq1itehtn/AADURYjtmoTygTXpA1OT1DpVa?dl=0 e poder transformá-lo nisto: https://arq.li/card é bem mais elegante e além disso a sua marca está impressa no link.

Para ter o seu o seu próprio encurtador de links não é necessário saber programação ou criar um banco de dados ou até mesmo ter um servidor próprio pra isso. Utilizamos os serviços da empresa Rebrandly para encurtar links com a nossa marca Papo de Insta ou Papo de Arquiteto com o domínio: https://papo.pro/link_encurtado_aqui, sem falar das inúmeras vantagens em relação as duas grandes encurtadora de urls concorrentes informadas anteriormente.

No gráfico abaixo é possível ver as vantagens em relação aos encurtadores de links mais conhecidos no mercado.

quais as ferramentas para encurtar link mais conhecidas

No entanto profissionais de marketing podem melhorar o seu jogo com um encurtador de URL próprio e totalmente personalizado o que aumenta o reconhecimento da sua marca, gerando confiança com o público on-line.

Da mesma forma com os serviços da Rebrandly obtemos as mesmas funcionalidades do encurtador de url da Google, com muito mais benefícios para a sua marca. Então essa crise foi evitada!

os problemas de encurtar link com ferramentas não próprias

Vantagens de encurtar link com a Rebrandly

Na Rebrandly (onde criamos o nosso encurtador de links) você pode:

  • Encurtar links
  • Sua marca no domínio
  • Editar SlashTags
  • Links com Emojis
  • Editar os Destinos da URLs
  • Deletar links encurtados

Existe uma grande chance de você encurtar os links de sua empresa para as redes sociais, e mensagens SMS, e com ela você pode tornar cada link encurtado memorável e visualmente atraente do ponto de contato para o seu negócio.

Por que fazer uso de um encurtador de link personalizado?

O mais importante é oferecer uma maneira de criar e compartilhar links significativo que apresentam o nome de sua marca ou uma palavra chave. Vamos exemplificar algumas das grandes marcas que se aproveitaram dessa oportunidade para fazer exatamente isso.

Caso Land Rover

O Caso Panda Express…

exemplo de encurtar link pandaexpress

Outra coisa importante que o sistema de links encurtados próprio oferecido pela Rebrandly é o rastreamento UTM, você pode saber mais sobre isso clicando neste link.

(Resumindo) O objetivo dos parâmetros UTM é pra que cada link criado você pode descobrir quais campanhas, atividades e ou palavras chaves tem o melhor ROI (Retorno sobre Investimento).

Outra coisa importante é proteger a sua marca.

Como você é o proprietário do nome de domínio, não há receio de perder os links se um encurtador decidir encerar suas atividades como o http://miud.in/ que teve uma vida de 2 anos. Além disso os seus links estão menos propensos a acabarem em um lista negra porque nenhum spammer pode acessar o seu domínio para os seus links.

Quanto mais você usa, mais o controle terá do seu negócio sobre os links.

Acrescentando também a esta função é que os links encurtados precisam estar 100% funcionando independente do seu site principal.

Por exemplo temos o site: www.papodeinsta.com.br e o link encurtado https://papo.pro

Temos total controle sobre os links o que oferece uma confiabilidade, credibilidade, segurança e reforço da marca para os nossos clientes e audiência.

Agora vamos ao que interessa?

como encurtar link

Como criar o seu próprio encurtador de link

  • 2 – Crie sua conta ou faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Google
  • 3 – Efetue o pagamento
  • 4 – Aguarde a propagação do DNS e pronto! Você já pode utilizar o seu link encurtado com a sua marca.