Antes de tudo, gostaria que compartilhasse esse artigo para que mais pessoas saibam como usar a função do Instagram que ajudam à pessoas com deficiência visual possam “ver as suas” fotos! 

Compartilhe:

O aplicativo Instagram como de costume não deixa de melhorar ainda mais a sua interface. E ele acaba de acrescentar duas melhorias para tornar ainda mais fácil para as pessoas com deficiências visuais usarem a plataforma.

O que é deficiência visual?

Atualmente existem mais de 285 milhões de pessoas no mundo que têm deficiências visuais. A deficiência visual é caracterizada pelo comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão. Você sabia que: Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias. 

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base no Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma grande parcela e eles podem estar no Instagram desfrutando da plataforma juntamente conosco.

O Instagram acredita que há muitas pessoas que poderiam se beneficiar de um Instagram mais acessível. então vamos as funcionalidades?

As duas novas funções do Instagram mais acessível para os deficientes visuais.

A primeira funcionalidade é o texto alternativo automático para que você possa ouvir descrições de fotos por meio do seu leitor de tela ao usar o Feed, o Explorar e o Perfil. Esse recurso usa a tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar uma descrição de fotos para leitores de tela, para que você possa ouvir uma lista de itens que as fotos podem conter enquanto você navega pelo aplicativo.

“O Instagram se torna mais acessível para pessoas com deficiência visual.”

A segunda função é apresentado um texto alternativo personalizado para que você possa adicionar uma descrição mais detalhada de suas fotos ao enviar uma foto. As pessoas que usam leitores de tela poderão ouvir essa descrição.

“Agora você pode criar uma descrição personalizada para as fotos que você posta no Instagram, isso ajuda à pessoas com deficiência visual”

O Instagram afirmou que estes são apenas os primeiros passos para criar um Instagram mais acessível. 

Então acreditamos que muitas outras funções estarão vindo por ai, tornando uma plataforma mais inclusiva! Parabéns Instagram! 🎉

O Instagram se torna ainda mais acessível! Para deficiente visual ver: duas novas funcionalidades do instagram permitem que pessoas com deficiência visual possam ver as imagens através do texto alternativo (automático ou personalizado)
Veja como editar o texto alternativo de uma foto no Instagram

Como faço para editar o texto alternativo de uma foto no Instagram?

O texto alternativo automático usa uma tecnologia de reconhecimento de objetos a fim de criar descrições de fotos para pessoas com deficiências visuais. Mas isso não é tudo, você mesmo pode substituir esse texto por uma descrição melhor de uma foto. No entanto, essa descrição será lida apenas por pessoas que usam leitores de tela para acessar o Instagram.

  1. Primeiro, tire uma foto ou carregue uma foto existente no Instagram.
  2. Escolha um filtro e edite a imagem. Depois, toque em Avançar.
  3. Toque em Configurações avançadas, na parte inferior da tela.
  4. Toque em Texto alternativo.
  5. Insira o texto alternativo na caixa e toque em Concluir.

Para alterar o texto alternativo de uma foto já publicada no Instagram:

  1. Acesse a foto e toque em  (iPhone) ou em (Android).
  2. Toque em Adicionar texto alternativo, na parte inferior direita.
  3. Insira o texto alternativo na caixa e toque em Concluir.

Author

É empreendedor, Arquiteto e criador do Blog Papo de Arquiteto, vem através desse do Blog Papo de Insta, passar informações relevantes sobre uma das redes sociais mais engajadas do mundo, passando dicas de como utilizar esta poderosa ferramenta para o seu negócio!

>